Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BLOG do VISCONDE



Sexta-feira, 26.10.07

ORAÇÃO CONTRA AS BRUXAS

Balança bruxólico - Franklin Cascaes

ANTES DE COMENTAREM ESSE TEXTO, PEÇO-LHES A GENTILEZA DE CAPTAREM NAS SUAS ENTRELINHAS, POIS, EM NENHUM MOMENTO EXPRESSEI SENTIMENTOS DE DESRESPEITO A ESSA OU ÀQUELA CRENÇA. O INTUITO DESSE POST FOI PURAMENTE E MERAMENTE LITERÁRIO E DIZ RESPEITO UNICAMENTE A UM REGASTE ANTROPOLÓGICO DE UM TRADIÇÃO ANTIGA NA ILHA DE SANTA CATARINA.

 

É costume na Ilha de Santa Catarina, entre o povo nativo da região, descendente de açorianos, crer que quatro vezes ao ano, no início de cada nova estação, as bruxas reúnem-se com o Diabo e beijam-lhe o rabo, em reunião, para planejarem as maldades nesse período. Segundo a tradição, bruxas preferem atacar pessoas impertinentes, mas não só, gostando também de prejudicar crianças e fazer maldades contra outras pessoas. Para afugentá-las criou-se essa reza:


 

ORAÇÃO CONTRA AS BRUXAS


Pela cruz de São Saimão
Que te benzo com a vela benta
na sexta-feira da paixão.

Treze raios tem o sol,
treze raio tem a lua.
Salta demônio para o inferno,
pois esta alma não é tua.

Tosca Marosca,
rabo de rosca.
Aguilhão nos teus pés
e relho na tua bunda.

Por baixo do telhado
São Pedro, São Paulo e São Fontista.
Por cima do telhado
São João Batista.

Bruxa tatarabruxa,
tu não me entres nesta casa,
nem nesta comarca toda.
Por todos os santos, dos santos,
Amém!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Visconde de Sabugosa às 16:51


29 comentários

De Bruno Henrique a 03.12.2007 às 03:19

Ora senhor Visconde que coisa feia hem ....

Não fique falando de bruxas dessa forma...
(Pobre aquele que julga sem saber)Colocando "ORAÇÃO CONTRA AS BRUXAS" talvez vc não saiba o verdadeiro significado da palavra "Bruxa" pois existi sim aquelas pessoas que supostamente se dizem "BRUXAS" para fazer o mal, mas elas não são e nunca será "Bruxas" pois "BRUXAS e BRUXOS" de verdade não fazem mal a ninguém nem mesmo a uma simples formiga (Antes de publicar esses pensamentos falando de bruxas leia e se informe sobre o tema) pois as "Bruxas e Bruxos" não cultuam o "Diabo"(Diabo = Demonio criado pelos cristão para assim poderem assustar os seu seguidores e obrigarem eles a seguir suas doutrinas) e muito menos fazem "Maldades" pelo contrario "Bruxas" são pessoas assim como vc e como qualquer outra que simples mente cultuam a natureza, tendo como prioridade proteger e reverenciar a natureza e os 4 elementos Fogo, Agua, Terra e Ar (Pois sem esses 4 elementos da natureza ninguém , mas ninguém nesse mundo existiria)...
É senhor "Visconde" talvez vc nem aceite esse comentário, mas isso pra mim não importa o que me importa é o fato de que vc agora adquiriu um pequeno conhecimento sobre as "BRUXAS E BRUXOS" por isso meu caro amigo leia e tente aprender um pouco mais do assunto antes de falar. Mas pode deixar meu caro amigo que eu vou sempre lembrar de vc nos meus Sabás e sempre mas sempre mesmo irei te desejar muita felicidade, amor, prosperidade e tudo de melhor para a sua vida...
Ah estou deixando o meu e-mail, pois tenho certeza que vc vai querer me responder alguma coisa sobre isso que eu escrevi não?

bruno-henry@oi.com.br

Para finalizar deixo uma ultimas palavras para vc lêr e refletir com muita atenção:

A lei mais elevada
é agora o ensinamento.
Cuida bem dos seus atos,
palavras e pensamentos.

Muitos seres podem ouvir e espíritos sabem
da maldade que você tanto procura esconder.
Então gire a roda do ano; deixe o tempo passar,
viva cheio de amor e não deixe o medo imperar.
Essa antiga sabedoria eu transmito e vou além:
" Faça o que quiser, mas não prejudique ninguém."
Tenha cautela igualmente com a segunda lei,
pois tudo o que vai uma hora volta 3 vezes, isso eu sei bem.
A roda continua girando, três vezes vai girar,
ninguém pode enganá-la ou dela algo ocultar.
Busque a harmonia, o equilíbrio e a auto-estima,
pois como é embaixo, é assim também em cima.
Deixe brilhar a sua luz interior e que todo mundo a veja,
se é isso o que você quer, então que assim seja!

De Bruno Henrique a 03.12.2007 às 03:28

"Quando a Ultima arvore tiver caído , quando o ultimo peixe for pescado e quando o ultimo rio tiver secado vocês irão ver que dinheiro não se come"

De Lua a 04.12.2009 às 05:12

Parabéns pelo sábio comentário Bruno!!
"Há mais coisas entre os ceús e a terra do q imagina nossa vá sabedoria".
A ignorãncia é lamentável...mas a falta de respeito pelo desconhecido mais lamentável ainda...

LIndissima a prece ao final.
Abraços!
Lua

De paul a 17.02.2010 às 23:53

meu sabio: eletem um nome verdadeiro, alias elessete , vai ao wikipedia ver.os cristaos chamavamlhe assim, mas ele tem um nome verdadeiro, le a biblia , e claro que as bruxas nao fazem mal a ninguem, entao o ke k chamas akelas pessoas que vao a lugares de makumba, o k vao lafazer, nao me digas que vao rezar.pois elasnao o ocultam , porque andam sempre com ele, e isto tudo porqueainda nao passate por nenhumaeperiencia, mas digote: vai a meia noite a um cruzamento leva umagarrafa de rum, da tres assobios com os dedos e espera la, depois disme kualker coisa(vai sozinho, sem ninguem), cada um tem a sua opiniao, e deixa de discriminar os outros, com essastuasfrases , prova o k disseste, antes de falares, pois ja te dei umaprova para fazeres.

De Samantha Bloudewedd a 21.01.2008 às 14:59

Eu concordo , apesar de eu ter apenas 10 anos sou bruxa desde meus 4 anos .... E quando ouço as pessoas falarem coisas q elas em sabem eu fico muito triste de saber q as pessoas brasileiras são tão ingênuas .....!

De Visconde de Sabugosa a 17.02.2008 às 19:44

Oi, Samantha. Agradeço o contato. Peço a gentileza de leres a minha resposta aos comentários anteriores aos teus. Aí verás que não entendeste direito. Ou então leia novamente o enunciado antes do poema. Grato.

De Visconde de Sabugosa a 17.02.2008 às 19:44

Oi, Samantha. Agradeço o contato. Peço a gentileza de leres a minha resposta aos comentários anteriores aos teus. Aí verás que não entendeste direito. Ou então leia novamente o enunciado antes do poema. Grato.

De Marica a 05.11.2008 às 22:59

por favor né... tudo bem bruxa NÂO EXISTEM isso é ilusão

De Mascha a 09.09.2008 às 00:09

Como assim ''contra as bruxas''?
Já viu alguma oração contra os cristãos?
Por que deformam tanto nossa imagem se nem nos conhecem direito?
Se não conhecem nem à própria religião.
Não falo mal nem odeio a nenhuma religião, e sou contra quem faça isso, não à sua religião.
E se é pra falar mal, então vamos começar com uma observação muito importante sobre o Cristianismo.
Preconceito máximo contra bruxas, época da Inquisição foi sangrenta e dolorosa, mas não souberam ouvir as palavras de seu próprio Deus, ou até mesmo, não souberam distinguir o que era seu Deus falando e o que eram palavras humanas.
Observe:
"Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las." [Lucas 9:55-56]
Agora observe mais atentamente:
''As bruxas não deixarás viver.'' Isso está em Êxodos, capítulo 22, vers. 18.
Qual é a ''palavra do senhor''?
Outro detalhe que não sai da minha cabeça é que era da cultura dos cristãos, matar um cordeiro e espalhar seu sangue na porta de casa, para proteção.
Depois, nós bruxas que fazemos sacrifícios, fazemos ritos sangrentos e matamos animais e crianças.
Nós defendemos o direito de viver de qualquer ser vivo, seja animal, seja uma planta...
E não cultuamos nenhuma figura como o ''diabo'' pois ele não existe para nós da bruxaria. Na VERDADEIRA bruxaria não.
Sei que existem os que praticam magia negra e macumbaria e estes muitas vezes estão ligados ao tal ''diabo'' mas não é a verdadeira feitiçaria. E estas que se dizem bruxas, estão bem ligadas aos cristãos, pois a figura do ''diabo'' faz parte somente da religião cristã. É a forma que encontraram de representar todo o mal e pragas que na verdade é atraido por conta de pensamentos e pecados humanos.Nem os anti-cristos são cultuadores dessa figura de maldade. São protestantes do cristianismo.
Nós bruxas verdadeiras defendemos a vida, a liberdade, a naturalidade, a igualdade... Não somos perfeitas porque somos todas humanas. Mas em geral não possuimos nenhuma forma de preconceito.
E não acreditamos ser o unico caminho verdadeiro para o divino. Para nós, salvação é individual, então se você ama seu Deus, não utilize ele como figura de preconceito. Tenho certeza de que ele é bom como dizem, e pensem que vocês podem acabar perdendo a salvação de vocês por aplicarem a religião de vocês de forma errada e fria.
Abraços.

De Mascha a 09.09.2008 às 00:14

AH, e perdão se de alguma forma o ofendi senhor Visconde, e não quis dizer que estava incriminando você de ser contra as praticas mágicas, apenas expressei minha raiva que senti ao ler o poema. Se for cristão e eu tiver lhe ofendido, desculpe. Sei que estava apenas comentando o assunto, e não incriminando nada nem ninguém.
Abraços.

De lenini a 24.01.2009 às 15:50

eu axo so q cada um pode cre em cada coisa q quiser vamos supor q a fax ta se as bruxas da cabeça de cada um nao falem d + apenas leia

e so

De Jessica Ravenna a 03.02.2009 às 11:52

aos idiotas o meu silenciooo!!

De Visconde de Sabugosa a 07.02.2009 às 15:05

Obrigado, Jessica. Enfim uma pessoa que sacou que o conto (ORAÇÃO ÀS BRUXAS) é literatura, e literatura popular. Ou seja, é fruto, TAMBÉM, de todo uma tradição psico-cultural, calcada na miscigenação cultural de três raças: o açoriano, o indígena que aqui habitava, e os povos da África. Não se trata de uma visão de mundo minha, do autor Jóe, pretende defender esta ou aquela crença em detrimento daquela outra. Muito obrigado por compreender. Jóe.

De BEATRIZ a 10.02.2009 às 17:49

ORAÇÃO CONTRA AS BRUXAS???? HA HA HA HA.... DESCULPA MEU CARINHA MAS ESA TUA ORAÇÃOZINHA NUNCA VAI FUNCIONAR...CONTRA BRUXA NENHUMA!

De Anónimo a 05.06.2009 às 15:32


Minha beata Santa Catarina, vós que sois belas como o sol, formosa como a lua, linda como as estrelas e bela como uma rosa, vós que entrastes na casa de Abraão, e abrandastes 50 mil homens, todos bravos como leões, assim lhe peço minha Senhora Beata Santa Catarina, que abrande o coração de N.C.R. para mim.
N.C.R. enquanto tu me veres, só a mim poderás ver, entre todas por mim chorarás. Por mim suspirarás e esmerarás por mim N.C.R. , Assim como a santa virgem chorou por tudo o seu bendito filho. Se estiver dormindo não dormirás, se estiver comendo não comerás se estiver conversando não falarás não sosseguarás enquanto comigo não vínheis se encontrar N.C.R. Me amarás entre todos as mulheres do mundo, e eu serei para ti uma rosa fresca e bela! HN da S, HN da S, HN da S, debaixo do meu pé esquerdo eu te arremato, seja com três, seja com quatro,
Seja com a parte do coração N.C.R. você será meu N.C.R.. Não sossegarás, enquanto comigo não vieres se encontrar, me contar o que souberes e dar a mim BCB o que tiveres Amém, confio no teu poder confio na tua força, e na tua graça rezarei um ave Maria e oferecerei a minha beata Sta. Catarina em troca deste amor enlouquecedor de N.C.R. por mim BCB,e publicarei por 7 dias esta oração a teu favor minha Beata Sta. Catarina. Obrigada amem!

De Shanay Mentruvit a 27.08.2009 às 00:34

Hm, aa se as pessoas pensassem um pouco mais no que falam ._.

De Shanay Mentruvit a 27.08.2009 às 00:33

Entendi seu intuito, o senhor, se assim posso chama-lo, não quis passar a frente uma oração contra as bruxas achando que isso seria eficaz , passou-nos apenas uma informação de como eram as coisas em tempos mais remotos.
Porém também entendo a ira de algumas pessoas acima, pois estudo bruxaria e sei como as coisas são distorcidas, alguns acham até que é uma brincadeira, apenas por eu não ter uma idade tão avançada, apenas 15 anos ._.
Só acho que não deveria apresentar suas informações desse jeito, pois ao público parece que é uma verdade incontestável... deveria desmentir os conceitos da antiguidade logo após o primeiro parágrafo.
Grata, Shanay Mentruvit

De wiccano a 24.12.2009 às 21:31

detestei vc cara?
deveria estudar mais sobre nós bruxos,ok?
nos não somos maus!!!e que oração é essa?parece cantiga de roda!!!KKKKKKKKKKK
olha lamentavel que no mundo haja otarios como vc,sinto em te dizer que vc é ignorante,e faz juz aos xingamentos e degradaçoes acima...
cuidado como suas palavras,vc como informante da web,ao defamar nossa religiao pode sofrer processos,ok?
abra mais a mente cara,pesquise mais sobre WICCA E DEPOIS TENTE ESCREVER ALGO QUE VALHA
P.S:NAO GOSTEI NEM DO VISUAL DA PAGINA,TA?MEIO MORTO.
FUI

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Outubro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031